Blog

Vale do Pati! Dicas para um trekking de sucesso!

Alô aventureiro(a) de plantão, esse post é para você que está se preparando para o Trekking no Vale do Pati, a ideia aqui é trazer algumas dicas e sugestões de alguém que já foi muito para esse vale dentro do coração da Chapada Diamantina.  Acompanhe aqui as dicas para um trekking do Vale do Pati de sucesso!

O Vale do Pati

O Vale do Pati, localizado no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, Brasil, é considerado um dos trekkings mais bonitos e desafiadores do país. O percurso passa por paisagens incríveis, incluindo vales profundos, rios, cachoeiras, formações rochosas e comunidades isoladas. Confira roteiros aqui.

  • Duração: de 2 a 7 dias
  • Distância: de 12 a 25km por dia
  • Dificuldade: Moderada a Alta

Um dos grandes diferenciais é a possibilidade de pernoite em casa de nativos do Vale.

Vale do Pati

Cachoeirão por cima – Vale do Pati

Prepraração Física

Quanto mais preparado mais aproveitará! Adicionalmente, claro, evitar lesões, por ser um lugar remoto é um péssimo lugar para se machucar. Essas dicas são baseadas em experiências próprias, busque ajuda de um educador físico:

  • Exercícios de propriocepção focados no tornozelo e joelho. Esses exercícios ajudam para evitar torções por conta do terreno acidentado;
  • Fortalecimento da lombar, glúteos e músculos da coxa. Deixe seus músculos blindados para enfrentar as grandes subidas e descidas do vale com peso da mochila nas costas;
  • Exercícios de Cardio como corridas, caminhadas rápidas, ciclismo, escadas são excelentes para preparar para essa imersão.

 

Minimalismo

Dormir na casa dos nativos do Vale do Pati é uma grande vantagem logística, é verdade, não precisar carregar equipamentos de camping e comida para os dias de trilha, no entanto para quem não está acostumado, carregar a mochila mesmo que sem esses itens pode ser desafiador, aqui vão algumas dicas:

  • Itens de higiene pessoal: Itens como  sabonete, cremes e pastas de dentes leve a menor e mais leve embalagem possível, e apenas o que utilizará nos dias de caminhada. Sim considere cortar o sabonete no meio, passar creme para o frasco pequeno ou cortar a escova de dentes ao meio, evite usar shampoo;
  • Roupas: Escolha roupas mais leves, confortáveis e funcionais (exemplo calça que vira bermuda).  Leve poucas roupas e considere lavar roupa nas casas no vale, diminuindo ainda o volume de itens. Adicionalmente calça e camiseta de manga longa, além de uma proteção física, é uma boa proteção solar, evitando o uso de creme protetor solar.

 

Equipamentos

  • Mochila Cargueira: Quando falamos de mochilas cargueiras existe um universo à parte, de modelos, tamanhos, funcionalidades e etc. Aqui vamos ressaltar alguns pontos importantes:  Busque uma Mochila que tenha uma barrigueira confortável e com ajuste que se adpate ao seu corpo, bem como uma regulagem entre a barrigueira e os ombros; Melhor uma mochiola maior com espaços sobrando do que uma pequena abarrotada; Imprescindível capa de chuva para mochila!
  • Mochila de ataque: Em alguns dias no Vale é possível caminhar apenas com uma pequena mochila de ataque, idealmente de até 25l. Escolha uma que possa ser dobrada e acondicionada dentro da mochila maior;
  • Bastão de caminhada é um grande aliado no trekking, ajuda a reduzir impacto nos joelhos e tornozelos, auxilia no equilíbrio e aumenta a eficiência nas subidas e descidas;
  • Bota é talvez o item mais importante do trekking, caso você esteja utilizando uma bota nova, use ela algumas vezes antes para amaciar e evitar bolhas.

DALL·E 2024 11 19 21.05.11 A detailed and organized illustration of a hiking backpack being packed with items. The scene includes a well organized layout of equipment clothes i

Mínimo Impacto Ambiental

Como um bom trilheiro é fundamental seguir as práticas de mínimo impacto ambiental, afinal estamos dentro de um parque nacional!

  • Leve alguns sacos plásticos para recolher seu lixo ou eventualmente o lixo que encontrar;
  • Se der vontade fazer o número 2 durante o percurso, faça no mínimo 50m distante de qualquer fonte de água, cave um buraco com 15cm de profundidade. Caso uso papel higiênico, coloque na sacolinha e descarte corretamente.

Vale do Pati

 

 

Lembre-se que ao fechar um roteiro conosco você ganha uma consultoria de equipamentos, onde podemos te auxiliar e tirar todas as dúvidas sobre os itens recomendados! Bora explorar esse Vale do Pati! Entre em contato para conhecer nossos roteiros!

 

Vale do Pati

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *