A trilha no Vale Do Pati pode ser realizada de 2 a 7 dias, e a San Montanhismo pode personalizar e adaptar a rota para você e seu grupo, de acordo com necessidade, vontades, preparo físico e experiência. Entretanto aqui deixaremos uma das rotas possíveis para 6 dias de caminhada, confira os detalhes em itinerário.
O trekking no Vale do Pati é considerado um dos mais bonitos do Brasil e do Mundo! Atrai praticantes de trekking por conta da imersão em meio às belezas naturais, incríveis trilhas e pelo contexto histórico e cultural.
Uma das principais características da trilha é a possibilidade de pernoite em casa de nativos do Vale do Pati, o que permite dormir em casas simples e confortáveis e vivênciar dias “Patizeiros”, e claro se deliciar com a gastronomia nas refeições preparadas por eles. Além disso, é possível caminhar com menos peso na mochila, sem equipamentos de camping.
Primeiro dia
Percurso caminhando 20km
Pernoite Igrejinha (João)
Cedo pela manhã partimos de Lençóis de veículo até a entrada da trilha no Vale do Capão, são 85 km de estrada, boa parte em estrada de terra.
Nesse dia iniciamos a caminhada pelo Bomba, uma das entradas do Vale do Pati. Passaremos pelo Gerais do Rio Preto, uma longa caminhada contemplativa onde a imensidão do Vale do Pati se forma aos poucos. Nesse dia temos uma altimetria bem diluída.
O grande atrativo do dia é o famoso Mirante da Rampa. Em seguida vamos à primeira casa de apoio de João (Igrejinha).
Segundo dia
Percurso do dia 20km
Pernoite Casa de Aguinaldo
Após um reforçado café da manhã que é servido às 7:00 da manhã, partimos em direção ao Cachoeirão por cima, uma cachoeira de 275 metros de altura e dependendo da estação do ano mais de 15 quedas d’água podem ser vistas! A estratégia é deixar as mochilas e ir bem leve ao Cachoeirão. No retorno pegamos as mochilas e partimos para a próxima casa de apoio, casa de Aguinaldo.
Terceiro dia
Percurso de 8km
Pernoite prefeitura
Após o café da manhã, deixamos as mochilas na casa de seu Aguinaldo e começamos cruzando o rio e iniciando uma subida que dura em média 2:00h. Atravessaremos a gruta do morro e assim chegaremos no Mirante do Morro. Realmente de tirar o fôlego. Depois de contemplar e fazer um lanche, descemos e vamos até a prefeitura (Jaílson), onde pernoitamos (dependendo do ritmo do grupo teremos tempo para visitar o poço da árvore.
Quarto dia
Percurso do dia 12km
Pernoite Casa de Dona Linda
Neste dia temos a possibilidade de ter um dia mais relaxante e regenerativo, visitando o poço da árvore, um grande poço perfeito para nadar e tomar banho de sol, com uma caminhada curta. Outra possibilidade é o ataque à Cachoeira Calixto, uma trilha bem acidentada, eventualmente com lama e muitas subidas e descidas, adicionando 10 km ao percurso.
Chegando no Calixto faremos uma boa pausa para contemplar e fazer um lanche de trilha.
Quinto dia
Percurso do 11km
Pernoite Seu Joia
Após o café da manhã, partimos em direção ao Cachoeirão por baixo. Deixamos novamente e estrategicamente as mochilas em na bifurcação na entrada para o Cânion do Cachoeirão. Depois de visitar, fazer um lanche e contemplar, seguimos até a casa de seu Joia onde pernoitamos a última noite no vale e desfrutaremos uma janta de despedida.
Sexto dia
Percurso do dia 12km
Retorno para Lençóis
Último dia no vale, porém não menos exigente e impressionante.
Após café reforçado, cruzamos o rio por uma pequena ponte e iniciamos uma subida que dura em média 2:30h, são mais de 400 de desnível para vencer a famosa ladeira do império. Finalizada a subida, o caminho fica mais democrático e segue numa constante descida até Andaraí, onde teremos um carro de apoio nos aguardando para retorno à Lençóis.
Avaliações
Não há avaliações ainda.